Quem somos

Ninguém pode desconhecer que sem consciência do passado não se pode construir o futuro. Por isso que se deve conhecer a historia das associações de classe, dos sindicatos. Antes da Constituição de 88 não havia um movimento sindical forte que representasse os servidores públicos. Na verdade, era proibida a instituição de sindicatos para congregar servidores públicos, daí a importância da União Brasileira dos Servidores Postais Telegráficos, no Estado Novo até a Revolução de 64. Os servidores do antigo Departamento de Correios e Telegráficos – DCT eram representados pela UBSPT, através da qual, lutava pelos direitos da categoria. Naqueles tempos, associações e uniões como a UBSPT, representavam os servidores públicos que não podiam se sindicalizar. Em muitos Estados da Federação, havia varias Seções da UBSPT, tais como a de Juiz de Fora, em Minas Gerais, Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

No entanto, a parte mais combativa continuou viva na Bahia e no Ceara. Tais Seções continuaram a luta em favor dos aposentados e pensionistas vinculados ao Ministério das Comunicações. Muitos sindicalistas do passado participaram ativamente da UBSPT, tal como Hermógenes Reis. Vestígio da História:

Hermógenes Reis, 80 anos, militou no Partido Comunista Brasileiro a partir dos 18, quando trabalhava para companhia de radiotelegrafia norte-americana ITT. Secretário da União Brasileira dos Servidores Postais e Telegráficos, Reis trabalhou no Departamento de Correio e Telégrafos (DCT) até 1964, quando foi preso e aposentado compulsoriamente pelo primeiro Ato Institucional.

www.proex.uff.br

Em Santa Maria, RS, a UBSPT através da LEI MUNICIPAL Nº 1515/71, DE 10-12-1971, foi reconhecida como de utilidade publica.

Faço Saber, na conformidade do disposto no Artigo 49, Inciso II, da Lei Orgânica do Município, que a Câmara de Vereadores aprovou e Eu sanciono e promulgo a seguinte, LEI :

Art. 1º – É reconhecida de Utilidade Pública a União Brasileira dos servidores Postais e Telegráficos, com sede em Santa Maria, na Rua Venâncio Aires, Galeria Chami, sala 17, por ser uma entidade de

Assistência Social.

Art. 2º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Gabinete do Prefeito Municipal, em Santa Maria, aos dez (10) dias do mês de dezembro do ano de mil novecentos e setenta e um (1971).DR. LUIZ ALVES ROLIM SOBRINHO – Prefeito Municipal.

www.camara-sm.rs.gov.br

Em Salvador, BA, a União Brasileira Serviços Postais e Telegráficos Seção Bahia UBSPT funcionam na Rua Miguel Calmon, 290 – Sala 501 – Centro, estando em plena atividade na defesa dos direitos de seus associados. Através de ações judiciais e coletivas tem obtido diversas vitórias, especialmente, os 28,86%, os 3,17%, a GDATA e a GDPGTAS. Recentemente, ajuizou em Brasília ação que tem como objetivo equiparar os servidores inativos aos servidores ativos que foram enquadrados na ANATEL.

No Ceará, também, diversas ações foram ajuizadas pela UBSPT, especialmente, as 12 Referências para os carteiros. Recentemente, obteve brilhante vitória em favor de 1400 associados, de tal modo que a Justiça Federal do Distrito Federal determinou que o Ministério das Comunicações implantasse a GDPGTAS no mesmo valor pago aos servidores ativos.